Foto em entrevista do Projeto em 9 de Abril de 2015 na casa da mesma
A senhora Maria Risoleta Machado Landim, foi à primeira professora a ser nomeada para o cargo de diretora dessa instituição, iniciando seu mandato em janeiro de 1962 até 1º de agosto de 1985, ano da emancipação do município, sendo que a mesma saiu por motivo de aposentadoria. Ao entrevistá-la, a mesma relata que: “permaneci no cargo por todos esses anos porque não havia quem quisesse assumir o cargo, como também os meus superiores não queriam que saísse. (Risoleta1, novembro de 2013.)”. Dando continuidade ao mandato, assumiu a vice-diretora em exercício, a Senhora Maria Rivalda Machado, do período 1º de agosto de 1985 a março de 1986.
Com base nos dados, verificamos que a referida instituição no período de 1958 a 1962, não possuía uma diretora de forma oficial, segundo o relato da secretária da escola Libânia em 25/01/2000, citada no trabalho “41 anos da Escola Euclides Pinheiro de Andrade e sua influência na educação do ensino de Milhã”. “Dona Risoleta assumiu primeiro o cargo de professora, não tendo nenhum na administração assume em caráter provisório e mais adiante assume definitivamente por vinte e dois anos.(COSTA, M. A. L. N. 2000, p. 63)”.
Sendo que esse relato é confirmado pela própria Risoleta, onde destaca que: “Não podia assumir o cargo de diretora, pois não possuía o número de professoras necessárias para o grupo ter por definitivo uma diretora”.
Dona Risoleta morreu no dia 6 de Setembro, já estava velhinha e de acordo com alguns familiares a morte foi de causas naturais.
Informações cedidas pelo historiador Cliudeilson Pinheiro
0 comentários:
Postar um comentário